terça-feira, 18 de setembro de 2012

Texto de madrugada, e a democratização do abraço.

Começando à escrever esse texto de madrugada, lembrei do famoso artigo sobre as Pessoas B, que anda circulando bastante pela Internet(bom, a parte que eu frequento, em todo caso). 
É uma ideia surgida na Súecia, como quase tudo de bom nesse planeta azul, que inclui coisas maravilhosas como a IKEA, a banda ABBA, o Ace of Base e os romances policiais/pornô sombrio de Stieg Larsson.
Os defensores da "Sociedade B" dizem que a população mundial é dividida entre "Pessoas A", que tem seu pico de atividade nas primeiras horas da manhã, e as "Pessoas B", que ao contrário de seus amiguinhos favorecidos pelo Senhor Deus, preferem madrugar tarde e são mais produtivos com a lua à pino.
A ideia não tem base científica alguma, e parece mais ter sido modelada por algum comediante stand-up, daqueles que gostam de rotular pessoas. Ainda assim, é uma mostra interessante do que acontece com uma sociedade quando ela essencialmente, conquista todos os achievements do videogame conhecido como desenvolvimento(que, me falaram, é difícil pra caralho e ninguém nunca zerou com 100%), e sua população não está mais ameaçada de fome, guerra, sarampo ou mesmo a ocasional gripe. Daí, inventam causas misteriosas como essa(Marcha das Vadias, eu estou olhando para você), que então são ainda mais misteriosamente exportadas para países do Terceiro Mundo que, estes sim, estão cheios de problemas, como a fome, o analfabetismo e o fato do Michel Teló ser o artista mais quente do momento.
O site da proposta é cômico, cheio de trocadilhos espertinhos( espertinho no nível "B all you can B", e espertinho no nível "se você fizer mais um desses, eu vou te dar um chute tão forte nos bagos que a letra b vai pedir arrego") e a noção curiosa de que as Pessoas A vieram à dominar a cultura, e portanto, oprimem as Pessoas B, fazendo-as abraçar uma agenda para as quais são inadaptadas. E sabe o que mais? Eu apóio o projeto(sim, eu mesmo, o hipócrita residente de um enclave de Primeiro Mundo num país de Terceiro Mundo), pelo mesmo motivo que eu apóio a iniciativa da Irmandade Internacional Revolucionária dos Canhotos de se sublevar contra a ditadura da Destroição: ela me beneficia. Eu evidentemente me sinto uma pessoa B(sempre escrevo e estudo entre a meia-noite e as 3 da manhã, e em termos qualitativos sou mesmo mais produtivo nesses horários), então, se for para garantir um pouco mais de qualidade de vida e até uns horários de trabalho e estudo alternativos para mim e meus semelhantes, ei, porque não?
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Não falarei sobre a democratização do abraço nem agora, nem provavelmente nunca, porque a preguiça bateu. É meu lado A falando nesse momento.
(Sim, esse título foi um pega-trouxa.)
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Vocês devem ter notado que prometi uma entrevista com a ruivaça(se é que essa palavra existe) e musa atual da direita nacional, Cibele Baginski. E que eu não entreguei.
É, pois é. Acreditem se quiser, dessa vez não é preguiça! É problema com o email mesmo. Até essas pendências serem resolvidas e a entrevista terminada, estarei postando, capítulo por capítulo(ou melhor, cena por cena) meu roteiro "Lista de Chamada" um projeto original de terror e suspense. Fiquem ligados!

Franco Alencastro é amigo de todos os seres humanos, sejam eles negros, asiáticos, ou normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário