quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Lista de Chamada- Parte XI

(PATRÍCIA pega a caneta. Vemos uma cicatriz no seu pulso. Ela faz o clique na caneta, o que nos permite cortar para:
CENA 13/ INT. SALA DE AULA, DIA

(Um braço de criança está exatamente na mesma posição do de PATRÍCIA. Ainda não tem cicatrizes. O esquema de cores é o mesmo do flashback anterior.)
(Corte para PATRÍCIA filmada de perfil. Um professor fala qualquer coisa no fundo.)



CAIO
(pegando a caneta)
Ei, me passa isso aqui um instante.

(CAIO bota um elástico na caneta e monta um estilingue.)

PATRÍCIA
(sussurrando)
O que você ta fazendo?

(O professor se vira.)

PROF. SCARLOTTI
Patrícia, é a última vez que eu te digo pra ficar quieta. Isso aqui é uma aula, não um zoológico.(Volta à se virar pro quadro)

CAIO
É o que veremos.

PATRÍCIA
O que você vai fazer?

CAIO
Veja e aprenda.

(CAIO solta o estilingue, que acerta a cabeça do professor. Este para de escrever no quadro, ficando imóvel por alguns segundos.)

PROF. SCARLOTTI
(filmado de frente para o quadro)
É a décima vez essa semana. Se eu pegar o pestinha que fez isso, eu vou fazer o possível para mandar ele não pro diretor, e sim pra porra de um reformatório!

(A sala fica chocada pelo palavrão.)

PROF. SCARLOTTI
Ah, brincadeira! Vocês falam palavrão o tempo todo e ficam chocados quando eu faço o mesmo! Geração de hipócritas! Vamos, quem foi!

(CAIO faz um sinal para BOLA)

IDEM
(apontando o dedo para PATRÍCIA)
Você. Você tem cara de que sabe quem foi.

PATRÍCIA
(gagueja)
E-eu...

PROF. SCARLOTTI
Anda, desembucha, eu não tenho o dia todo. Posso segurar vocês aqui por quanto tempo for necessário.
 
PATRÍCIA
E-eu...

(nessa hora a câmera começa a filmar a boca dos personagens)

PROF. SCARLOTTI
Vamos anda logo!

PATRÍCIA
Eu... Eu não sei!

PROF. SCARLOTTI
É mentira! Veio da sua direção!

PATRÍCIA
Professor, eu juro!

(volta-se a filmar a cabeça de Scarlotti.)

PROF. SCARLOTTI
É menti...

(A cabeça de SCARLOTTI é atingida por um elástico)

IDEM
Mas não é possível!

(um novo elástico vem de outro lado)

IDEM
(gagueja)

(O sinal toca. A sala começa à se agitar para sair, muito barulho é feito. Nesse momento, Scarlotti bate com a mão na mesa, derrubando uma pequena escultura de peixe, um arenque vermelho, e fazendo o silêncio retornar.)


IDEM
Não tão rápido. Já que o delinqüente não se entregou, vou guardar duas pessoas aqui comigo. Vão ser vocês, Neves, e Patrícia.

(Corte para PATRÍCIA quando o seu nome é pronunciado)

PATRÍCIA
O que? Mas eu...

PROF. SCARLOTTI
Eu não perguntei se você fez qualquer coisa. Se o seu amiguinho delinqüente não se entregar, vocês vão ficar na detenção por culpa dele.

PATRÍCIA
Mas é injusto!

PROF. SCARLOTTI
(Virado para o quadro)
A vida é injusta.

(Um elástico o atinge.)

IDEM
Certo, não vai se entregar? Que tal agora, hein, delinqüente? Ou prefere que seus amiguinhos paguem pelos seus erros?

(CAIO se levanta e sai. Não vemos o seu rosto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário