segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Renuncia o Papa Bento XVI

Joseph Ratzinger, mais conhecido como o Papa Bento XVI, líder máximo da Igreja Católica, anunciou hoje cedo (11 de Fevereiro de 2013) que no dia 28 deste mesmo mês, renunciará ao cargo de Pontífice. 
É a primeira vez na história que isso acontece- em uma tradição seguida por mais de 200 Papas, só se deixa o cargo na morte. É uma tradição quebrada apenas por situações de caos político, como foi quando Gregório XII renunciou em 1415, sendo essa a última renúncia até esse ano. Estamos portanto assistindo um evento histórico.
Ratzinger assumiu o Trono de São Pedro em 2005, após a morte de seu predecessor, o Papa João Paulo II. O seu rosto severo lhe valeu comparações com o Imperador Palpatine, da saga Star Wars. Para muitos, sua política não ficou atrás: muitos o acusaram de ser mais conservador que seu antecessor, e por ter ajudado na erosão do poder da Igreja com suas posições intransigentes com relação à assuntos polêmicos, como o uso de preservativos.
O motivo declarado para a renúncia é a idade avançada do Pontífice, que completaria 86 anos daqui a alguns meses. Na Missa do Galo, em Dezembro de 2012, o Papa já tinha surpreendido muitos por sua aparência frágil e abatida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário